O texto vem tratar da questão referente ao professor-pesquisador. É importante que o professor seja pesquisador para que desta maneira ele possa disseminar uma postura investigativa. Quando o professor tem este caráter de pesquisador ele passa a ser um professor com uma visão mais ampla do que seja a educação.
Há uma crítica sobre a educação brasileira e sobre os professores, que vistos a uma crise acabam por insistirem em um ciclo que não se desfaz, onde as escolas ainda são excludentes e nelas ainda são produzidos analfabetos funcionais e alunos iletrados.
A professora da escola básica também deve ser uma pesquisadora, este papel não deve ser atribuído aos professores universitários. Pois através da pesquisa que ela produz no seu contexto ela irá traçar metas e alcançar objetivos que talvez só sejam evidenciados após essa investigação, essa busca pelo novo, esse olhar novo que ela se perceberá através da pesquisa.
Os autores também chamam a atenção para a seriedade deste assunto que muitas vezes é trabalhado no discurso pedagógico e que quando é trazido para a realidade escolar não é posto em pratica a partir do momento em que a professora se fecha em uma sala de aula e trabalham da mesma maneira sempre.
É prescindível que o professor esteja envolvido no processo da pesquisa, pois desta maneira ele além de vivenciar a realidade que está inserido, também terá participação direta, pois usando de instrumentos fora e dentro da sala de aula, ele acaba por ter maior de ter um trabalho mais produtivo.
É preciso salientar também que se enfatize o aspecto coletivo de toda a pesquisa, para que desta maneira o professor tenha competência para agir criticamente em seu cotidiano. Pois o trabalho que é individualizado dificulta a discussão e desta maneira não há a recriação de ideias.
É importante ainda ressaltar que o professor pesquisador deve está atento a todos os olhares e todas as perspectivas, pois desta maneira ele aumenta o seu campo de conhecimento e facilita o seu papel como professor e auxilia o aluno com a sua orientação.
Ta de parabeens!é uma profissao mto bonita essa :)
ResponderExcluirConcorso contigo quando falamos que o professor deve ser um pesquisador. Como incentivar os alunos para que sejam curiosos se isso não acontece nem com oprofessor. mesma coisa se aplica à leitura. Muitos dão aula de Português e falam abertamente que não gostam de ler. Como pode ser isso? Acesse aqui várias opiniões que são postas, por exemplo, no Facebook sobre o desenvolvimento dos alunos e verá que eles precisam de modelos. Parabéns pelo espaço.
ResponderExcluir