Quando as autoras titulam este texto como "por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão", elas vêem chamar a atenção de que não adianta somente ter uma vivência na escola ou tão pouco um conhecimento teórico aprendido em um curso universitário. O estágio é muito mais que isso, o estágio é conhecimento, é um momento de construção com o outro, de aprendizagem da profissão e aprendizagem do próprio individuo. Para quem não fez o magistério o estágio vem acompanhado de uma série de dificuldades que devem ser trabalhadas pelo futuro professor para que se tenha um resultado positivo. Saber quais são as propostas politicas pedagógicas da escola e um ótimo conheço para quem está indo para o estágio. É importante que se mantenha uma relação direta entre professores da escola, alunos estagiários e os seus professores orientadores da universidade para que se mantenha um clima de interação e reflexão e isto pode acontecer por meio de reuniões/encontros na própria escola. Desse jeito o aluno/estagiário poderá transmitir conhecimentos dos dois polos que ele está vivenciando, escola-universidade, universidade-escola. Uma das maiores dificuldades dos estagiários é o grande choque que encontram quando se deparam com a grande diferença existente entro o que está escrito nos livros e o que eles estão vivenciando na realidade do estágio. Essa realidade fica explicita nos relatórios de estágio, onde os estagiários revelam perceber nitidamente essa diferença do que se fala dentro da universidade e o que se vivencia durante a realização do estágio. O texto chama atenção também para outra dificuldade que os estagiários sofrem que é o desacerto entre horários, calendários e hábitos das escolas e das universidades, muitas vezes a universidade disponibiliza ao aluno outras disciplinas que irão “concorrer” com o estágio, fazendo com que o tempo do aluno seja bem mais curto e ele tenha que realizar o estágio em horários alternativos. E por conta disso é preciso que haja sempre uma reorganização dos calendários tanto das escolas quanto das universidades para que os horários dos estagiários não sejam tão sacrificados e isso comprometa o resultado final. É importante salientar também que a presença do aluno na escola é uma forma grande de aprendizagem e por isso é preciso que estes tenham o apoio de todos. Os professores da escola devem está atentos para qualquer dificuldade que o aluno venha a ter e tentar com bastante clareza resolver.
Por fim é válido afirmar que o estágio não é apenas um momento em que o aluno vai a uma escola para “tomar” o lugar da professora, toda uma estrutura e uma organização acontece durante esse período e por isso o processo de interação aluno, escola e universidade devem está sempre ativos, para que o real propósito do estágio aconteça, não só o que o estagiário vai ensinar mas principalmente o que ele venha a conhecer, descobrir e aprender.
É simples para a maioria das pessoas reclamar da profissão sme conhecer as características da mesma. O fato é que devemos conhecer bem antes, durante e o que encontraremos depois no exercício da profissão. Isso pode, inclusive, trazer problemas de pele que precisam ser tratados corretamente.
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